FIFA amplia sanções por manipulação de resultados

22.11.2013 – A FIFA confirmou nesta sexta-feira, 22 de novembro de 2013, a ampliação do escopo das sanções impostas a três jogadores no contexto das investigações de episódios de manipulação de resultados conduzidas pelas federações de futebol da Ucrânia e de El Salvador. Todas as punições passaram a ter vigência internacional.

– O jogador moldávio Serhiy Lashchenkov foi proibido de participar de todas as atividades relacionadas ao esporte no mundo todo pelo período de cinco anos por conta do seu envolvimento na manipulação de uma partida entre Metalist de Cracóvia e Karpaty de Lviv na temporada 2007/08 do Campeonato Ucraniano. Após as sentenças recebidas nas instâncias disciplinares e recursais da Federação Ucraniana de Futebol, a Corte Arbitral do Esporte (CAS) rejeitou a apelação de Lascencov no dia 2 de agosto de 2013 e manteve a decisão tomada pelo Comitê de Recursos da federação ucraniana em 19 de outubro de 2010, a qual condenou Laşcencov à suspensão de cinco anos.

– O presidente do Comitê Disciplinar da FIFA também decidiu ampliar a suspensão de outros dois atletas salvadorenhos, afastados do esporte respectivamente por seis meses e cinco anos. No mês passado, 19 jogadores da nação centro-americana já haviam recebido sanções mundiais. O Comitê Disciplinar da federação salvadorenha puniu Cuéllar e Sánchez no dia 18 de outubro de 2013,depois de concluir investigações sobre corrupção em jogos da seleção de El Salvador realizados em 2010, inclusive amistosos e partidas da Copa Ouro, assim como em compromissos disputados pela equipe sub-20 do país.

Nos três casos citados acima, o presidente do Comitê Disciplinar decidiu conferir abrangência mundial às sanções nos termos do artigo 78, parágrafo 1, alínea c e artigo 136 e seguintes do Código de Disciplina da entidade. As respectivas confederações e federações envolvidas já foram devidamente notificadas da decisão.

 

A FIFA continua trabalhando estreitamente com as confederações e federações afiliadas a fim de enfrentar a questão da manipulação de resultados no futebol. Por meio de um programa de cooperação de dez anos com a INTERPOL, oficinas regionais estão sendo organizadas no mundo todo para conscientizar as principais partes envolvidas. Projetos de educação à distância também foram lançados recentemente a fim de alertar jogadores, técnicos e árbitros e evitar que eles se tornem vítimas dessa ameaça à integridade do esporte.

Entre as iniciativas da FIFA estão ainda a assinatura de uma declaração de integridade por parte dos oficiais, o monitoramento do mercado de apostas através da sua subsidiária Early Warning System (EWS) e a implementação de uma ferramenta de capacitação ética e de um sistema de denúncias anônimas por telefone e e-mail.

Fonte: FIFA

AGENTES DESPORTIVOS_Page1   AGENTES DESPORTIVOS.
 

DESDE 2004

JOGO REMOTO   Observatório do Jogo Remoto.   Jogo Responsável   Jogo Excessivo   Regulação   Fraude Desportiva.   Responsible Gambling
 
OJR   Visite o Observatório do Jogo Remoto… aqui
 
  Visite a nossa página no facebook … aqui
 

Related Posts

Leave A Response

Example Skins

dark_red dark_navi dark_brown light_red light_navi light_brown

Primary Color

Link Color

Background Color

Background Patterns

pattern-1 pattern-2 pattern-3 pattern-4 pattern-5 pattern-6

Main text color