PORTUGAL: Emanuel Medeiros: «Há nos clubes uma vaga de infiltração criminosa»

portugal-6

LANCA ALERTA A PROPÓSITO DE FREAMUNDE E ATLÉTICOLANÇA ALERTA A PROPÓSITO DE FREAMUNDE E ATLÉTICO

No início de agosto, casas de apostas online acompanharam ao minuto um jogo do Freamunde (contra os espanhóis do Ponferradina) que, afinal, não chegou a realizar-se. A fraude foi descoberta em Espanha (e noticiada em Portugal por Record). Pela mesma altura, soube-se que o Atlético estava a ser investigado por suspeitas de corrupção e viciação de resultados na pré-época. No escândalo estarão envolvidos os acionistas maioritários da SAD (chineses) e jogadores.

Sem se deter em comentários sobre os casos em concreto, Emanuel Medeiros lançou ontem um dramático alerta para este “lado negro do futebol”, que foi tema de debate no fórum Soccerex. “Acompanhei esse caso com preocupação”, admitiu em Manchester o CEO do Centro Internacional para a Segurança no Desporto (ICSS), sobre o “jogo fantasma” do Freamunde. “Temos de ter a noção exata de que há uma vaga de infiltração criminosa em clubes pelo Mundo fora. A regulação é inadequada ou não existe. Subsequentemente, assistimos a um fluxo de transferências de jogadores com um passado manchado por batota e match-fixing [resultados combinados] que são postos a jogar nesses clubes ao serviço de interesses obscuros”, prosseguiu, questionando o porquê da “inflação espiral” das transferências nos últimos anos. “Apenas razões desportivas? Não creio.”

Atento

Emanuel Medeiros manteve o tom do alerta a propósito da situação do Atlético. “Há 11 anos, estava eu na Liga portuguesa, quando os primeiros incidentes relacionados com investimento chinês ocorreram na Bélgica, Finlândia e noutros países. Não há nenhuma aversão ao investimento, seja ele chinês ou de quaisquer outras proveniências, e é bom que isso fique claro. Mas é bom também que nos entendamos sem eufemismos, sem paliativos, porque o que está em causa são tentativas de infiltração criminosa nos clubes”, reiterou.

O ICSS, garante, está atento e em Portugal acaba de assinar um “acordo de cooperação com o Governo, o Comité Olímpico e a generalidade das organizações desportivas”. “É precisa uma coligação que dê combate numa guerra sem quartel, por forma a salvaguardar a reputação do desporto”, diz.

Fonte: Record

AGENTES DESPORTIVOS_Page1   AGENTES DESPORTIVOS.
hi 

DESDE 2004

JOGO REMOTO   Observatório do Jogo Remoto.   Jogo Responsável   Jogo Excessivo   Regulação   Fraude Desportiva.   Responsible Gambling
 
OJR   Visite o Observatório do Jogo Remoto… aqui
 
  Visite a nossa página no facebook … aqui

Related Posts

Leave A Response

Example Skins

dark_red dark_navi dark_brown light_red light_navi light_brown

Primary Color

Link Color

Background Color

Background Patterns

pattern-1 pattern-2 pattern-3 pattern-4 pattern-5 pattern-6

Main text color